Configurações de Segurança de Dispositivos no Maestrus

Olá! Tudo bom?
 
Nesse tutorial iremos demonstrar como configurar e o funcionamento da rotina de restrição de dispositivos para o acesso de seus alunos no Maestrus.
 
Vamos lá!
 
1 - Configuração
 
IMAGEM 1


Em seu painel administrativo Maestrus acesso o menu Pessoas > Configurações > aba "Segurança e Acessos".
 
Nessa tela você terá:
 
- Utilizar cadastro de dispositivos por aluno? ==> Ao deixar marcado como "Sim" esse módulo ficará ativo. Caso contrário, a verificação de login seguirá a rotina nativa, onde verifica se o usuário já possui uma sessão ativa e lhe dará a opção de finalizar esta sessão ou não.

- Dispositivos máximos  ==> Nessa opção você irá inserir a quantidade de dispositivos que cada usuário poderá cadastrar para seu acesso.
 
- O aluno pode trocar de dispositivo por si mesmo? ==> Essa opção marcada como "Sim" permitira que o aluno exclua seus próprios dispositivos cadastrados para cadastrar novos.
 
 
2 - Gestão do administrador
 
 
IMAGEM 2.1
 
Para realizar a gestão dos dispositivos de cada usuário, você terá que acessar a listagem de usuários (menu Pessoas > Usuários) e na coluna "Ações" clicar no ícone de um 'celular':
 
Vale lembrar que você fará isso usuário por usuário!

Na próxima tela, você terá o seguinte:
 
2.1 - Listagem Geral
 
IMAGEM 2.1.1
 
- ID da Máquina ==> Nessa coluna ficará registrado a identificação do dispositivo cadastrado pelo usuário.
 
- Apelido ==> Nessa coluna ficará registrado o "Apelido" ou seja, o nome que o usuário deu para seu dispositivo cadastrado.
 
- Tipo ==> Nessa coluna ficará cadastrado o tipo do dispositivo cadastrado. .
Você ao pousar o ponteiro do mouse sobre essa identificação do "Tipo" você verá qual foi o browser cadastrado pelo usuário(veja na IMAGEM 2.1.2).
 
IMAGEM 2.1.2
 
- IP de Internet ==> Nessa coluna ficará registrado o endereço de IP de Internet cadastrado pelo aluno para acessar seu Maestrus.

- Localização de cadastro ==> Nessa coluna ficará registrado a localização aproximada do acesso do aluno tendo como base o IP de Internet.
 
- Coluna Ações ==> Nessa coluna você terá  as opções de "Log de acesso" e "Exclusão do dispositivo".
 
2.2 - Logs de Acesso
 
IMAGEM 2.2.1
 
 --->> Log de Acesso
Você ao clicar nessa opção, você terá disponível todos os registros de acesso daquele determinado dispositivo utilizado pelo aluno com registro de Data, Endereço de IP e Local Aproximado.
 
 
2.3 - Exclusão Dispositivo
 
IMAGEM 2.3.1
 
--->> Excluir este dispositivo
Ao clicar no ícone de uma 'lixeira', você irá remover o dispositivo cadastrado.
 
 
IMAGEM 2.3.2
--->> Dispositivo Excluídos
Vale lembrar que, ao excluir um dispositivo, ele ainda sim ficará registrado em sua listagem de dispositivos (ficará marcado com uma cor mais branda), bem como todos os seus registros.
 
 
 
3 - Gestão do Aluno
 
IMAGEM 3.1
 
O aluno quando realizar um acesso sem nenhum dispositivo cadastrado ou com um dispositivo diferente do cadastrado, terá a seguinte conforme a imagem acima.
 
 
Nessa tela ele terá:
 
- A quantidade de dispositivos cadastrados.
- A quantidade máxima de dispositivos que ele poderá cadastrar.
- O apelido (nome) que deverá inserir para cadastrar esse novo dispositivo.
- A identificação(hardware e software) do dispositivo utilizado.
- Opção de "Cadastrar o dispositivo" em questão ou Sair sem cadastrar. Nesse último caso ele não conseguirá acessar seu Maestrus.
 
 
O aluno ao acessar seu perfil > aba "Meus Dispositivos" terá listado seus dispositivos cadastrados:
 
IMAGEM 3.1.1
 
Caso você tenha marcado "Sim" na configuração "O aluno pode trocar de dispositivo por si mesmo?" deste módulo, o aluno poderá excluir seus dispositivos dentro dessa aba.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!!!
 
O aluno ao cadastrar um dispositivo com um determinado browser, e depois tentar acessar seu Maestrus a partir de outro browser, ele terá seu acesso negado.
 
- Caso o aluno troque de conexão de internet, mas mantendo seu dispositivo e browser cadastrados anteriormente, o aluno não terá seu acesso negado.

- Caso o aluno troque periféricos como mouse, pen drive ou  HD externo, isso não irá comprometer seu acesso.

-  A localização registrada trata-se de uma informação aproximada captada a partir do serviço de internet. Poderá haver diferenças por exemplo, de um mesmo usuário logado usando seu Wi-Fi  e depois, o mesmo usuário utilizar seu 4G, em suas localizações.
E assim finalizamos esse tutorial.
 
Qualquer dúvida, entre em contato com nosso time de suporte! ^^
 

Última atualização: 09/09/2022 14:05:36

Vamos conversar? Fale com um especialista.

Whatsapp Freshchat
Vá para o topo